domingo, 22 de abril de 2012

38º dia pós-bariátrica - Platô e retenção de líquido!

Olá!
Andei pesquisando sobre os "fenômenos" platô e retenção de líquidos.
Ontem, entrei no meu orkut, coisa que a meses não fazia, só para fuxicar as comunidades sobre quem já fez ou quer fazer a gastroplastia redutora.
Muito li sobre pessoas que demoram a emagrecer e se apavoram, porque na verdade achamos que não valeu a pena todo sacrifício.
Sempre ouvi sobre platô, mas nunca pesquisei como se fato ele funcionava, por já ter uma noção mesmo antes de pensar a operar.



Até que vi que as pessoas emagrecem sim, umas rápido no início e depois lentamente e outras lentamente no início, porém emagrecem muiiiiiiito mais que esperavam.
Claro que quando optamos em fazer a redução de estômago é óbvio que queremos ver RESULTADO.
Eu senti isso na pele, porque na 1ª semana de pós-cirurgia, eu emagreci 7,5Kg, já na segunda semana, por ficar mestruada (eu e o médicos deduzimos isso), não perdi nenhum Kg e ainda por cima aumentei 1,5Kg. Fiquei chateada, pensei que não emagreceria mais e que não tinha valido a pena o sacrifício. Cedo para pensar nisso né? Mas era o que eu via com meus olhos. Era a retenção de líquidos, comum na TPM.


Na semana seguinte perdi mais peso e na outra também totalizando 11,4Kg em 30 dias.
Li relatos de pessoas perderem muito mais, então imaginei que algo de errado tivesse acontecendo e de novo fiquei mestruada, resumindo, retenção de líquido de novo e parei de emagrecer.
Várias causas podem ocorrer para que ocorra a retenção de líquido, em geral nas mulheres ocorrem por questões hormonais no período de TPM, mais também pode ser por causa de consumo excessivo de sal, problemais renais, cardíacos ou vasculares.



Já o platô é quando o ponteiro da sua balança não desce de jeito nenhum..rs
O platô é uma reação do seu organismo à diminuição de ingestão calórica, ou seja, seu corpo passar a armazenar energia em forma de gordura.
Então para sair dele é cumprir as seguintes dicas:

* A dieta balanceada é sempre a melhor opção.
* Reveja seu plano alimentar com frequência de acordo com seu TMB sem diminuir muito de uma vez só.
* Mexa-se, se não faz atividades físicas já é hora de começar, ou se já faz tente reavaliar essas atividades focando sua musculatura.
* Não se apegue à balança, ela só saber medir o peso, e não as mudanças de seu corpo, use fitas métricas ou uma roupa de número menor para “medir” seu emagrecimento. Ainda mais que pode estar trocando gordura por massa muscular, no caso de quem faz malhação. (essa dica foi a que o meu médico mais me recomendou!!!)* Tenha muita paciência, o Efeito platô é uma reação natural de seu organismo mas pode ser mudada.
* Mantenha- se firme em busca de seus bons resultados, desistir agora nem pensar.
* Não se sinta nunca culpado, mantenha sua alto estima e confiança em sua força de vontade, isso é sempre o mais importante.




Fonte: http://www.dietaebeleza.com

4 comentários:

  1. 11,4kg em um mês!!!!
    PARABÉNS!!!
    Vc eliminou mais de 10% do seu peso: isso é excelente!!!
    Não podemos nos comparar cada corpo é um mundo único e particular!!! A perda virá! Mas, ansiedade para perder logo tb é uma droga! Temos q controlar!!!
    Beijossssssssss
    Bela

    ResponderExcluir
  2. Estou com pouco mais de dois meses de cirurgia. Confesso que esperava mais... Mesmo tendo emagrecido 17 quilos. Para mim a grande vitória foi sair da casa dos 100, dos 90... mas não vejo a hora de sair da casa dos 80!!! Queria alcançar minha meta com seis meses de cirurgia como já vi em várias histórias. Por mais que eu saiba que não devemos fazer comparação devido as características pessoais únicas, a individualização das histórias de emagrecimento... eu esperava muito que isso acontecesse comigo. Quando vou à nutri e vejo que emagreci 1 quilo em 15 dias... fico péssima por dentro. Sabe por que? Antes da cirurgia eu emagrecia até dois quilos por semana, quando levava uma dieta a sério!!! Agora que estou comendo quase nada e malhando como nunca... esperava emagrecer no mínimo, os mesmos 2 quilos por semana. O que fazer? aumentar a malhação? não consigo... me falta energia porque a dieta é muito pobre. Só nos resta esperar o ponteiro baixar devagar, e sempre.

    ResponderExcluir
  3. Visite meu blog superborboleta@blogspot.com.br. Aguardo comentários e palavras de incentivo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. OLÁ,
    OPEREI DIA 07/11/12 E PERDI 12 KG EM 21 DIAS.FIQUEI MUITO FELIZ MAS, AGORA COM 1 MÊS DE OPERADA PAREI DE PERDER PESO. É NORMAL? TEREI CONSULTA COM MEU MÉDICO DIA 20/12 MAS ESTOU ANCIOSA E PREOCUPADA.

    ResponderExcluir

Fico feliz por você comentar!